5 TÉCNICAS PARA RELAXAR NO TRABALHO

Alguma vez se sentiu esgotado no trabalho? Existem técnicas para que possa relaxar durante o seu dia de trabalho e libertar-se do stress e da pressão. Tome nota destas 5 técnicas para relaxar no trabalho.

Varie de tarefa de forma organizada

Não se foque só numa tarefa durante todo o dia, tente alternar de tarefa a cada 2h ou 3h. Centrar-se numa só tarefa todo o dia pode causar-lhe uma sensação de stress e de pressão. Organize bem o seu tempo e divida-o de forma a que possa trocar de tarefa durante o dia, mas que tenha tempo suficiente de terminar antes da data limite.

Aproveite as pausas para desligar-se

As pausas não são para continuar a falar de trabalho com os seus colegas. Durante as pausas e as refeições aproveite para falar de outros assuntos não relacionados com o trabalho. Se for possível, saia até à rua ou a um parque próximo para apanhar ar. Este tipo de mudança de ambiente pode ser o suficiente para se distanciar mentalmente e não estar tão stressado com o ambiente de trabalho.

Organize o seu dia

Prepare 5 minutos no início do dia para organizar quais as tarefas que são prioritárias e quais as que não são tão prioritárias. Isso pode ajudar a organizar as suas ideias e o seu tempo. Não se esqueça de deixar algum tempo para imprevistos. Planifique também as pausas. Além de servirem para se desligar uns minutos entre tarefas, também são necessárias para mudar de postura, mexer-se e alongar o corpo.

Automassagem relaxante de 3 minutos

Há certos pontos da cara e da cabeça que ao serem pressionados o ajudam a relaxar.

  • Coloque o dedo indicador e o dedo médio nas têmporas e faça rotações suaves com um pouco de pressão durante dois minutos.
  • Pressione com o dedo indicador o ponto a meio das sobrancelhas durante um minuto – isto ajuda a acalmar os nervos e o stress.
  • Coloque os dedos na nuca e procure a base do crânio. Vai encontrar o início do músculo do trapézio e o esternocleidomastóideo. Faça pressão nestes dois pontos para ajudar a reduzir a dor de cabeça e a rigidez da zona cervical.
  • Coloque o dedo indicador e o dedo médio no queixo e pressione suavemente acompanhando os maxilares, até dar a volta na bochecha num movimento circular. Passados 30 segundos, desfaça esses movimentos até voltar ao queixo. Quando estiver a fazer o caminho de volta, pressione um pouco mais forte sobre a bochecha acompanhando o osso do maxilar. Isto ajuda a aliviar a tensão mandibular.

Mantenha o seu espaço de trabalho organizado

Nem sempre nos apercebemos, mas à medida que o espaço de trabalho vai ficando mais desorganizado, nós ficamos mais stressados. Não para de trabalhar e, no final, o caos à sua volta é um reflexo da sua mente. Tire um tempo para arrumar e organizar o seu espaço de trabalho. Passa a ver as coisas mais organizadas e, de forma inconsciente, vai sentir-se mais relaxado.

O que acha destas técnicas para relaxar a mente? Dependendo do tipo de trabalho, há técnicas mais adequadas do que outras, encontre as que melhor se adaptam a si para se livrar da pressão e do stress.