ALONGAMENTOS NO DESPORTO

O que são alongamentos? Quando os devo fazer e como? Se alguma vez pensou nestas questões este artigo vai revelar-lhe todos os segredos dos alongamentos no desporto. Vamos a isso!

Exercícios de alongamento

Os alongamentos são os exercícios que nos permitem alongar os músculos. Esta técnica é diferente para cada músculo. O seu objetivo é dar elasticidade ao sistema músculo-tendinoso. Assim aumenta-se a amplitude de mobilidade muscular e isso diminui o risco de lesão.
Fazer alongamentos melhora a postura, alivia a fadiga, relaxa, previne as dores e cãibras, facilita a oxigenação do músculo e a sua recuperação, e tudo isto reflete-se numa melhoria de rendimento.
Os alongamentos devem ser feitos de uma forma suave e contínua, sem a intenção de ir mais longe.

Quando devo fazer alongamentos?

Estes exercícios devem ser feitos após o exercício físico, pois é assim que se devolvem os músculos ao seu estado normal. Este momento serve para o sistema cardiorrespiratório voltar à normalidade de uma forma gradual.

Quanto tempo devo dedicar aos alongamentos?

Não se deve reduzir o tempo dos alongamentos, mas também não se deve exagerar. Pode calcular cerca de 40 segundos de alongamento por cada grupo muscular ou músculos que tenha trabalhado na sua actividade física.

Qual é a diferença entre flexibilidade e elasticidade?

A flexibilidade é a capacidade que o corpo tem de se deformar sem gerar qualquer dano, de qualquer tipo. Isto acontece ao nível das articulações. A elasticidade é a capacidade do corpo em recuperar a forma original depois de se ter deformado por alguma razão externa ou uma força aplicada sobre o mesmo. Isto acontece, principalmente, ao nível muscular. Por isso, os alongamentos não devem servir para ganhar flexibilidade, mas sim para conseguir uma maior elasticidade.  

Como se faz um bom alongamento?

Para fazer bons alongamentos, devemos ter em conta alguns aspetos chave:

  • Aquecer o músculo que vai alongar. Se acabou de fazer exercício, os seus músculos já estão a uma temperatura apropriada para os alongar. Se não é esse o caso, faça exercícios suaves repetidos e algum exercício que aumente as suas pulsações para começar a aquecer.
  • Se quer alongar um músculo, deve colocar-se na postura oposta à do músculo que vai trabalhar. Ou seja, se quer alongar os quadríceps, terá de levar o pé até ao glúteo, para fazer precisamente o exercício contrário, com o qual se vai esticar o músculo.
  • Respire fundo e posicione-se, respirando suavemente enquanto mantém a postura escolhida por 40 segundos. Não forçe: deve ficar na postura em que nota que o seu músculo está a alongar, sem chegar a doer.
  • Após esses segundos, recupere lentamente a sua postura e mude suavemente para outra.

Uma boa forma de terminar o seu treino, além de alongar, é com um bom banho, pois a água também ajuda a circulação sanguínea e relaxa os músculos.
Já sabe, se quer manter o seu desempenho, minimizar o risco de lesões e relaxar depois do treino, o alongamento é fundamental!