O QUE É UM PEQUENO-ALMOÇO COMPLETO

Tomar o pequeno-almoço é muito importante para obter a energia e os nutrientes que irá necessitar ao longo do dia. Recomenda-se que tomar o pequeno-almoço seja um hábito diário, para iniciar o dia de forma saudável e quebrar o jejum noturno. Mas, o que é um pequeno-almoço completo e equilibrado?

O que é um pequeno-almoço completo

É aconselhável que o pequeno-almoço lhe dê, no mínimo, 25% da energia que vai gastar ao longo do dia. Por exemplo, para um adulto que consuma 2000 kcal, o pequeno-almoço deve conter cerca de 500 kcal. Isto pode ser dividido entre o pequeno-almoço em casa e outro a meio da manhã, consoante as preferências, a idade e a atividade que pratique.

Alimentos e nutrientes para um bom pequeno-almoço

Um pequeno-almoço completo é composto por três grupos de alimentos: cereais, produtos lácteos e frutas. Estes alimentos fornecem hidratos de carbono, proteínas e gorduras, ou seja, macronutrientes. Fornecem também fibras, vitaminas e minerais.

Recomenda-se que não salte o pequeno-almoço, pois esta refeição fornece hidratos de carbono, a principal fonte de energia para iniciar o seu dia, sendo essencial para o bom funcionamento do organismo.

Em muitas casas, não se toma um pequeno-almoço completo, pelo que é essencial que esta refeição se torne um hábito diário para toda a família.  A pressa não é uma boa aliada, por isso é necessário planear as compras e a preparação da primeira refeição do dia, para que seja um pequeno-almoço completo. Uma forma equilibrada de começar o dia!

Esta combinação ajuda a incluir parte dos grupos de alimentos recomendados diariamente, como os cereais, dentro dos quais temos o pão (de preferência integral) ou os flocos de aveia, por exemplo; a fruta, sendo recomendado comer pelo menos 3 peças de fruta por dia; o leite, ou iogurte, que podem ser substituídos por bebidas vegetais enriquecidas em cálcio em algumas circunstâncias, pois fornecem nutrientes diferentes aos presentes no leite. Também é um bom momento para adicionar frutos gordos, que contêm gorduras saudáveis.

A variedade no pequeno-almoço

Por isso, esta combinação é ótima para dar variedade ao pequeno-almoço. É quase certo que não almoça nem janta a mesma coisa todos os dias! Então, com o pequeno-almoço deve acontecer o mesmo! É uma boa ideia variar regularmente de alimentos ao pequeno-almoço, pois irá diversificar sabores e os nutrientes (em especial vitaminas e minerais) que fornece ao seu organismo.

Há pessoas que, por não terem o hábito de tomar o pequeno-almoço não ingerem nada na primeira hora da manhã, mas podem beber um copo de leite ou um iogurte na primeira hora e mais tarde, comer uma sanduíche leve com uma peça de fruta, ou ao contrário, conforme a preferência e o estilo de vida. O estilo de vida deve estar enquadrado na combinação dos alimentos. O que importa é adaptá-lo a si. Com uma boa variedade e diversidade de alimentos, pode ter um pequeno-almoço completo todos os dias.

10 ideias para um pequeno-almoço delicioso

Tome nota destas 10 ideias, mas, mesmo assim, o melhor é dar asas à imaginação e ser criativo. Experimente e escolha o que gosta mais. De certeza que se vai surpreender!

  • Sanduíche Silueta 8 cereais com queijo meio gordo, nozes e laranja.
  • Iogurte vegetal com muesli sem açúcares, amêndoas cruas e maçã.
  • Tosta de Oroweat de sésamo e linhaça com queijo fresco e pêra.
  • Queijo batido com quinoa demolhada e morangos.
  • Batido de framboesas e bebida vegetal com tosta de pão com abacate e sementes de sésamo.
  • Sanduíche Silueta com mozzarella, tomate e manjericão.
  • Iogurte natural com pedaços de manga e flocos de aveia integral.
  • Crepes com queijo fresco, banana e mirtilos.
  • Tosta com pão The Rustik Bakery Massa Mãe com manteiga de amendoim, banana e uma meia de leite.

Pequenos-almoços originais e equilibrados

Se é daquelas pessoas que já tem o hábito de variar no pequeno-almoço, deixamos-lhe aqui mais 5 ideias giras, para experimentar e aproveitar essa refeição completa:

  • Tosta Oroweat 12 cereais integral com tomate fatiado e omelete, acompanhada com melão.
  • Pudim de chia com bebida de amêndoas, batata-doce assada e mirtilos.
  • Tosta Oroweat de sementes de abóbora e de girassol com abacate, acompanhada com pêssego e café com bebida de avelãs sem açúcar.
  • Sanduíche Silueta 8 cereais com omelete de cogumelos, acompanhada de iogurte natural líquido.
  • Pão torrado Bimbo Integral com queijo fresco de barrar e salmão fumado com pêssego paraguaio.

E então, atreve-se a experimentar estas opções? Desfrute de um pequeno-almoço completo todos os dias!