TOSTAS COM PÊRA, CORGONZOLA E NOZES

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 8 Tostas integrais Bimbo®
  • 2 pêras grandes sumarentas
  • 80 g queijo gorgonzola
  • 40 g nozes descascadas
  • 50 g. rúcula
  • Azeite virgem extra

Preparação:

  1. Descascamos as pêras, cortamos em pedaços e levamos a cozer numa panela. Vamos mexendo até o sumo evaporar e começarem a caramelizar.
  2. Colocamos as tostas num tabuleiro de ir ao forno e a pêra por cima dos mesmos.
  3. De seguida desfazemos o gorgonzola sobre a pêra e, para finalizar, colocamos as nozes trituradas por cima da pêra e do queijo.
  4. Levamos o tabuleiro ao forno, na função de gratinar, e deixamos ficar até o queijo começar a derreter.
  5. Quando estiver pronto, retiramos do forno. Antes de arrefecer o queijo, concluímos a apresentação com umas folhas de rúcula por cima e regamos com uma gota de azeite virgem extra, para dar o toque final.

Comentário nutricional

Uma receita deliciosa para uma entrada ou um jantar leve. A pêra cozinhada ganha um sabor doce que, combinado com o queijo gorgonzola, resulta num delicioso contraste de sabores. Este fruto é rico em minerais como o potássio, necessário para manter uma boa função muscular, além de ser fonte de fibra para a nossa dieta.

Gorgonzola é um queijo italiano, cremoso. É um queijo com uma elevada quantidade de gordura, pelo que se recomenda um consumo apenas esporádico. Além disso, este queijo tem uma grande porção de cálcio, o mineral necessário para a manutenção da saúde dentária.

As nozes contribuem com gorduras cardio-saudáveis, mais concretamente ácido alfa linolénico. Este tipo de ácido gordo pertence à família das gorduras Omega 3, positivamente relacionadas com a saúde cardiovascular. Os frutos secos são um grupo de alimentos muito recomendados pelo seu teor de fibras e gorduras saudáveis, pelo que se recomenda comer entre 3 a 7 vezes por semana.

O toque final de sabor é dado pela rúcula. Esta hortaliça é considerada um vegetal de folha verde com poucas calorias. É composto essencialmente por água, seguido de hidratos de carbono e proteínas. Fornece uma grande quantidade de vitamina A e de vitamina K, tal como os outros vegetais de folha verde.